Tradicional evento realizado pela Prefeitura no primeiro final de semana de dezembro faz parte das comemorações natalinas na cidade
Em Hortolândia, as comemorações natalinas já começaram, e no final de semana dos dias 7 e 8 de dezembro, foram realizadas as aberturas das programações especiais de final de ano pela Prefeitura em dois espaços públicos da cidade. O “Natal da cidade – luzes, cultura e sustentabilidade” foi comemorado por centenas de pessoas, de todas as idades, em duas edições do evento Natal Sustentável. Na sexta-feira (06/12), a 8ª edição do evento foi no parque socioambiental Irmã Dorothy Stang. Já no sábado (07/12), a 2ª edição do evento aconteceu no Observatório Ambiental Parque Escola (OAPE). As atividades festivas permanecem com muitas atrações para diversão da família nos locais até o dia 20 deste mês. Os dois parques funcionarão de domingo a quinta-feira, das 14h às 22h, e sextas-feiras e sábados, das 14h às 23h.
“Uma noite muito especial e agradável. Poder participar da abertura de mais um ‘Natal Sustentável’, curtir todas essas atrações e ver nossos espaços públicos iluminados, com muito capricho, tudo bonito e organizado deixa a festa ainda mais linda. Convidamos as famílias, os amigos, pessoas de Hortolândia e da região para prestigiar estes dias de atrações nos nossos espaços públicos. As áreas de alimentação também estão com diversas opções, enfim, o Natal já começou”, convida o prefeito Zezé Gomes.
Os Natais Sustentáveis contam com atrações musicais e food trucks. O público poderá conferir nos dois parques apresentações da Banda Municipal de Hortolândia, Banda Experimental, Coral Jovem de Hortolândia, Da Campana Pra Fora, Madeira Brasil, Quinteto Cultura, Sopro de Prata e Vibrasax. Todos os grupos são vinculados ao CEM (Centro de Educação Musical Municipal) Maestro Ronaldo Dias de Almeida, órgão da Secretaria de Cultura. No sábado a atração foi o Coral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e no domingo, o Quinteto Cultura.
“Moro bem próximo ao parque e já tinha visitado o espaço nesta época no ano passado. Este ano resolvi voltar e encontrei um local ainda mais bonito. Vou aproveitar para lanchar. Voltarei nos próximos dias para conferir as atrações musicais”, comentou o auxiliar de motorista, Vinicius Eiras, 29 anos, morador do Jardim Nossa Senhora de Fátima. Eiras estava na abertura no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang ao lado da namorada e da sobrinha.
Outro destaque nos dois eventos que encantam o público são as decorações. Os parques serão adornados com adereços confeccionados com materiais recicláveis, como garrafas pet, conduíte e plantas, como cipó. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, foram utilizadas em torno de 2.500 garrafas pet para a produção de alguns dos itens decorativos. As garrafas foram arrecadadas na campanha promovida pela secretaria para receber doações de garrafas pela população. A confecção dos adereços é feita por servidores da própria secretaria. Com isso, o objetivo é sensibilizar os visitantes sobre reciclagem e práticas sustentáveis. Além disso, uma parte dos enfeites é reaproveitada de edições anteriores dos eventos.
No Parque Dorothy, um dos itens decorativos que sempre chama a atenção do público é a tradicional árvore de CDs. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para enfeitá-la foram necessários cerca de 900 CDs usados.Ainda no parque Dorothy, as crianças poderão fazer seus pedidos para Papai Noel. O Bom Velhinho atenderá com carinho os pequeninos num espaço especial montado no parque. Papai Noel ficará no evento às sextas-feiras, sábados e domingos. Também nesses mesmos dias o público poderá se divertir e se emocionar com a chuva de neve.