Com mais de 400 obras concluídas em todos os setores, o balanço das duas gestões do prefeito Nilson Gaspar traz importantes melhorias para a mobilidade urbana do município. Em oito anos, sete novas vias foram abertas interligando bairros, 13 ruas do perímetro urbano receberam pavimentação, e mais de 119 mil metros lineares de asfalto foram recapeados. Para acompanhar o crescimento da cidade no período e dar mais fluidez ao trânsito, Indaiatuba ganhou três elevados, 32 cruzamentos foram ordenados por semáforos, e mais de 60 quilômetros de ciclovia passaram a compor a paisagem urbana do município.
Os números volumosos refletem um perfil de gestão responsável, baseada em planejamento e comprometimento com a qualidade de vida da população. “Realmente foram oito anos de muito trabalho. Eu usei cada minuto do meu tempo nesses oito anos enquanto prefeito para fazer o melhor por Indaiatuba, o melhor por nossa população. Hoje eu olho todo esse desenvolvimento que a cidade experimentou nos últimos anos e me sinto orgulhoso por ter feito parte dessa história. Encerro o meu segundo mandato com aquela sensação boa de dever cumprido”, argumentou Gaspar.
Entre os investimentos em trânsito nos últimos anos, o prefeito destacou obras como os dois elevados instalados na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé; a interligação de bairros com a abertura de três novas vias na região do Jardim Regina e, mais recente, a avenida de interligação da rodovia João Ceccon com a avenida Fábio Ferraz Bicudo; a duplicação da alameda Coronel Antonio Estanislau do Amaral, em Itaici, e a requalificação da avenida Ário Barnabé; as alças de retorno abertas no Parque Ecológico e a pavimentação das principais ruas da zona norte. “O Plano Municipal de Recapeamento promoveu uma diferença significativa nas condições de tráfego nas ruas de nossa cidade. Com mão de obra própria, conseguimos fazer mais, atendendo mais ruas a um custo mais baixo”, complementou.
Os investimentos em ciclovias e iluminação pública também integram a relação de obras que contribuíram com a mobilidade urbana. Gaspar entrega a Prefeitura com mais de 60 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, e mais de 21 mil novas lâmpadas LED iluminando a cidade.
Confira a relação das principais obras de infraestrutura de trânsito realizadas nas duas gestões do prefeito Nilson Gaspar, entre 2017 e 2014:
2017
Conclusão da pavimentação de mais 500 metros da rodovia Lix da Cunha (SP-073). A obra foi viabilizada com a instalação de uma travessia de aduelas nas proximidades do Conjunto Habitacional Caminho da Luz.
Pavimentação de 5 ruas na zona norte da cidade. Foram pavimentadas as ruas Ademar Von Ah (conhecida como estrada do Fanger), Bálsamo e Garapa, Alameda das Nações e Alameda Porteira de Ferro. Juntas, as vias somam 4,3 quilômetros lineares. O investimento na obra foi de aproximadamente R$ 3,9 milhões.
Recapeamento da Estrada do Fogueteiro e da rua João de Barro. Serviço foi realizado em parceria com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e beneficiou cerca de 2,2 km das duas vias.
Nova ciclovia com 2,7 quilômetros atendendo o primeiro trecho da avenida Conceição e toda a avenida Bernardino Bonavita. A obra faz parte do convênio firmado pela Prefeitura de Indaiatuba com o Ministério das Cidades no valor de R$ 382.295,60.
Criação do Plano Diretor Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável (PDMUS), por meio de audiência pública. Trata-se da Lei 6821/2017. O Plano disciplina e orienta todas as ações ligadas às questões de mobilidade urbana dentro do município e atende às normas do Ministério das Cidades.
Início do trabalho de substituição de lâmpadas de sódio por LED. Trabalho iniciado em 2017 pela Administração Municipal e até 2024 já substitui aproximadamente 21.600 lâmpadas. O modelo é muito mais eficiente e também atende o projeto do prefeito de deixar a cidade muito mais iluminada e segura para a população.
2018
Entrega do elevado da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Direita e da nova alça de acesso construídos na altura do Jardim Hubert. Obra integrou a primeira parte de um projeto viário para dar maior fluidez ao trânsito no trecho do cruzamento com a avenida Manoel Ruz Peres. Investimentos de R$ 5,3 milhões (Financiamento PAC 2).
Recapeamento de 16 vias da área urbana. Convênio com Ministério das Cidades no valor de R$ 1.029.600,00. Estão entre as ruas que foram beneficiadas a Melvin Jones, Alagoas, Araponga, rua Tuiuti, rua Ipiranga, rua Armando Salles de Oliveira, rua Independência, rua Ildefonso Stehle, e rua Ademar de Barros.
2019
Interligação de bairros, com a abertura de três novas vias na região do Jardim Regina. Investimentos em torno de R$ 3,9 milhões. A duplicação da rua Ivan Roberto Canavezi, no Jardim Regina, criou um novo acesso ao bairro. Uma nova via também interligou o Jardim Regina ao Jardim Esplanada II, por trás do Paço Municipal. A terceira via nova tem início na altura da avenida Domingos Ferrarezzi, no Jardim Regina, e segue até o novo anel viário, pelo condomínio Dona Maria José.
Duplicação da rua Martinho Lutero, no trecho entre as ruas Nelson Nazário e Irineu Rocha Ribeiro. 7.081,02m² de pavimento novo e 9.889,86m² de recapeamento, além da construção de 2.998,13 metros de calçadas com rampas de acessibilidade.
Implantação de galerias pluviais na região do Jardim Califórnia. O novo sistema de drenagem foi instalado nas imediações da Vila Costa e Silva com investimentos aproximados de R$ 3,6 milhões. As novas galerias são compostas por mais de 2,1 mil metros de tubulação para a captação de águas pluviais, e os trabalhos também incluíram a instalação de 1.667 metros de guias e sarjetas e mais 4.257 metros quadrados de pavimentação de ruas que sofreram intervenções. Todas as bocas de lobos também foram substituídas para aumentar a área de captação.
2020
Duplicação da alameda Coronel Antonio Estanislau do Amaral, em Itaici. Com investimentos aproximados de R$ 8 milhões, a via de 2,1 quilômetros ganhou quatro faixas de rolamento em toda a sua extensão. Foi instalado um novo sistema semafórico na rua Suíça, travessias elevadas para pedestres e calçadas acessíveis. O sistema de iluminação também foi todo revitalizado.
Requalificação da avenida Ário Barnabé. Criação de bolsões de estacionamento no canteiro central, alargamento e recapeamento da faixa para veículos, padronização do calçamento. As ciclovias foram substituídas por ciclofaixas nas laterais da via, que recebeu travessias elevadas para pedestres, baias de ônibus com recuo e revitalização da rede de distribuição de energia.
Nova avenida da Fundituba. A via interliga a avenida Francisco de Paula Leite, na altura do Jardim Kioto, à rua Soldado João Carlos de Oliveira Júnior, na altura do Jardim São Francisco. A obra também incluiu o prolongamento da rua Reverendo Ataíde Costa, no Parque das Nações, até a avenida Toshiko Takahara, na Cecap III, e instalação de semáforo na interligação com a Soldado João.
Duplicação parcial da Rua dos Indaiás e abertura de via de interligação e conclusão da pavimentação da Rua do Badin. Conjunto de obras integra projeto viário desenvolvido pela Prefeitura para melhorar a fluidez e a segurança no trânsito da região do Terminal Rodoviário “Vereador Maurílio Gonçalves Pinto”.
2021
Abertura de alças de retorno na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, nas proximidades da rotatória do Colégio Objetivo. Na Marginal Esquerda, o retorno foi aberto antes do semáforo localizado na confluência com a rua Vinte e Quatro de Maio. Na Marginal Direita, o retorno fica na altura da rua Ângelo Petrilli, no bairro Chácara Areal. Obra ainda incluiu recapeamento de 1,4 quilômetro da avenida e melhorias no sistema de drenagem pluvial
Reconstrução da Ponte do Distrito Industrial, na rodovia Lix da Cunha (SP-073). A obra recebeu investimento no valor de R$ 1,2 milhão do Governo do Estado e foi intermediada pelo deputado estadual Rogério Nogueira.
Duplicação do trecho inicial da Alameda Capovilla. Obra foi realizada em parceria com empreendedor local. Via dá acesso ao Dimpe II (Distrito de Micro e Pequenas Empresas), no Bairro Pimenta. São aproximadamente 750 metros de via duplicada, partindo da rodovia SP-075 até a rua Alcides Peres. Trecho recebeu iluminação LED.
Reformulação de trânsito na avenida Manoel Ruz Peres, na região do Jardim João Pioli. Desativação da rotatória e instalação de semáforos na confluência com a avenida dos Artífices e com a rua Benedito Estevam, que foi prolongada e interligada com a avenida Artes e Ofícios. Mudança de sentido na Rua dos Artífices. No sentido bairro-centro foi feito um alargamento de pista em um trecho de 250 metros, aumentando uma faixa de rolamento e dando mais fluidez ao trânsito local.
Reformulação de trânsito no Jardim Esplanada. A principal mudança foi a instalação de uma rotatória na rua Manuel Iglesias Pila, na confluência com as ruas Antônio Tavares de Campos e alameda José Amstalden. O antigo acesso à Marginal Direita foi transformado em uma área de estacionamento e também foram realizadas alterações de direção de trânsito de ruas do entorno.
2022
Alças de retorno e reformulação de trânsito no cruzamento das avenidas Engenheiro Fábio Roberto Barnabé e Fábio Ferraz Bicudo. No trecho, foram instalados retornos para atender as marginais direita e esquerda do Parque Ecológico e implantadas faixas de passagem livre, para dar mais fluidez ao trânsito. Criação de um bolsão de estacionamento e uma ciclovia no canteiro central da Fábio Ferraz.
#PraTodosVerem: imagem aérea mostra parte da pista do retorno construído na altura da avenida Fábio Ferraz Bicudo. Do lado direito, carros parados no semáforo do cruzamento com a Marginal Direita. Do lado esquerdo, a praça do relógio de sol do Parque ecológico, copas das quaresmeiras roxas e muitas árvores. Ao fundo, alguns prédios. Fim da descrição.
Início do Plano Municipal de Recapeamento com recursos próprios. Em 2022 foram 101 mil metros quadrados de ruas recuperadas. Entre elas a Rua Chile, que foi beneficiada em toda a extensão. Destaque, também, para as ruas Antônio Angelino Rossi (Rua 80), Antônio Cantelli, Martinho Lutero, rua Miguel Domingues.
Recapeamento da rodovia Lix da Cunha (SP-073), por meio de um convênio com o Governo Estadual dentro do programa Estrada Asfaltada. O trecho recapeado no município foi de 1,8 quilômetros, com investimento de R$ 3,5 milhões. Obra foi intermediada pelo deputado Rogério Nogueira.
Recapeamento de 15 vias da área urbana por meio de convênio com o Ministério de Desenvolvimento Regional. Obra no valor de R$ 1,1 milhão. Foram beneficiadas ruas do Jardim Adriana, Jardim Renata, Jardim América, Jardim Pedroso e Centro.
Pavimentação da rua Venceslau José de Souza e Rua H, no Recreio Campestre Internacional Viracopos. Investimentos de R$ 2,2 milhões, com recursos próprios. No total, os trechos asfaltados somaram 800 metros lineares e também receberam serviços de implantação de redes de drenagem para águas pluviais e construção de aproximadamente 650m² de calçadas. A rua Venceslau é uma das principais vias da região norte, e o principal acesso às outras glebas (concluído em 2023).
Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) de Indaiatuba. O novo Plano Diretor altera o perfil setorial para a visão de planejamento urbano integrado e estratégico, por meio de três eixos do desenvolvimento municipal: estruturação das áreas de conectividade verde; fortalecimento das políticas estruturadoras do território e gestão territorial inteligente.
2023
Novo elevado na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Esquerda, no Jardim Tancredo Neves. Foram investidos R$ 7,5 milhões na obra que conclui o projeto de mobilidade urbana que foi iniciado em 2018 com a entrega do elevado da Marginal Direita, no Jardim Hubert. A interligação do elevado com os acessos e vias de retorno, que finalizam o projeto, é executada por equipe própria da Secretaria de Obras e Vias Públicas.
Recapeamento das avenidas Visconde de Indaiatuba, Presidente Vargas e Engenheiro Fábio Roberto Barnabé. Juntas, somaram 6.127 metros lineares de asfalto recuperados. Obra recebeu recursos do Detran no valor de R$ 4,5 milhões, em convênio que foi viabilizado com a ajuda do deputado estadual Rogério Nogueira.
Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Indaiatuba. A atualização do Plano de Saneamento está atrelada a aprovação do Plano Diretor da Cidade e a ação tem como objetivo principal a universalização dos serviços no município, buscando melhorar a saúde e qualidade de vida dos munícipes.
Implantação do Sistema de Controle de Tráfego Adaptativo em Tempo Real da rede semafórica do município – Semáforo Inteligente. Trata-se de um equipamento de controle de tráfego moderno capaz de gerenciar os semáforos para que os tempos sejam sincronizados de acordo com o fluxo de veículos que circulam pelo local. A novidade funciona nos principais cruzamentos da cidade, atendendo as avenidas Conceição, Engenheiro Fábio Roberto Barnabé e Francisco de Paula Leite, além da alameda Comendador Santoro Mirone, no Distrito Industrial.
Criação do Programa Educação para o Trânsito. Projeto realizado pelo Departamento de Trânsito com a Secretaria da Cultura para educação e conscientização do trânsito.
2024
Avenida de interligação da rodovia João Ceccon com a avenida Fábio Ferraz Bicudo, executada em parceria com investidor local. O traçado se estende por aproximadamente 1,4 quilômetro até a rotatória da avenida Fábio Ferraz Bicudo, onde acontecerá a interligação com a avenida Domingos Ferrarezi.
#PraTodosVerem: imagem mostra um trecho da nova avenida de interligação da rodovia João Ceccon, com as pistas da direita e esquerda, e uma ciclovia pintada de vermelho com desenhos de bicicleta e setas na cor branca e uma calçada, ambas no canteiro central. Ao fundo, um trecho de vegetação nativa. Fim da descrição.
Interligação do Jardim Oliveira Camargo com o bairro Itaici. A interligação receberá uma travessia de aduelas no córrego que corta a rua Joaquim Pedroso de Alvarenga, e a pavimentação asfáltica do trecho localizado na altura do Jardim Turim. Obra é executada em parceria com um empreendedor local.
Viaduto da Rumo. Vaduto construído na passagem de nível da alameda Comendador Doutor Santoro Mirone, no bairro Pimenta. O viaduto recebeu investimentos de R$ 23 milhões e foi construído pela Rumo, que administra o trecho indaiatubano da linha férrea. O objetivo foi oferecer mais segurança para motoristas e pedestres que utilizam a via.
Interligação da Rua Roma com rodovia João Ceccon – O trecho que interliga a rodovia João Ceccon com a rua Roma, no Jardim Bela Vista tem aproximadamente 100 metros lineares. Cria um novo acesso do Bela Vista à nova rodovia que interliga a rodovia João Ceccon com a avenida Fábio Ferraz Bicudo.
Recapeamento de trecho da Alameda José Amstaldem – Obra executada por empreendedor local como medida mitigadora. Trecho entre a rotatória do cruzamento com a rodovia João Ceccon até a entrada do Jardim Europa, sentido centro-bairro. Obra concluída em abril/2024.
Recapeamento da avenida Francisco de Paula Leite. Obra foi feita com recursos do Governo do Estado, por meio de emenda do deputado estadual Rogério Nogueira. Valor da obra foi R$ 695.194,00 Dois trechos beneficiados totalizam 1,3 quilômetro. O maior trecho corresponde a 1.073 metros, no sentido centro-bairro, entre a rua Simão Stein, no Jardim Santa Cruz, e rua Vital Barnabé, no Núcleo Habitacional Brigadeiro Faria Lima. No sentido bairro-centro um trecho de 227 metros, entre as ruas Silvio Waldemarin, no Jardim Nova Indaiá, e Ema Mantoanelli Tachinardi, no Jardim Califórnia.
Duplicação de trecho da Rodovia João Ceccon. Obra executada por empreendedor local para fazer o acesso à nova avenida que interliga a rodovia com a avenida Fábio Ferraz Bicudo. Pista foi duplicada em um trecho de 300m e projeto incluiu a instalação de uma rotatória no cruzamento.
Prolongamento da rua Nabor Pires de Camargo – A via localizada no Jardim Lauro Bueno de Camargo terminava no cruzamento com a rua João Canova, mas foi interligada com a avenida Domingos Ferrarezzi, ao lado da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Francisca Lucinda Bueno.
Plano Municipal de Recapeamento executado com recursos próprios. Desde 2020 a equipe da Secretaria de Obras e Vias Públicas e recapeou mais de 119 mil metros de vias, entre elas a Rua Chile; a estrada da General Motors; Rua dos Indaiás; avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé; ruas do Centro; do Jardim Pau Preto; do Distrito Industrial; da região da Vila Suíça e do Jardim Morada do Sol.
Mais 32 pontos da cidade receberam semáforos nos dois mandatos. Os pontos de maior destaque foram a alameda Comendador Dr. Santoro Mirone, avenida Manoel Ruz Peres e as ruas Comendador Antônio Nagib Ibrahim e Soldado João Carlos de Oliveira Júnior, que também exigiram reformulação de trânsito. Outros pontos importantes, como os cruzamentos da avenida Kennedy com a rua XV de Novembro; da avenida Francisco de Paula Leite com a Rua dos Indaiás; avenida Conceição com a rua Pedro de Toledo, e os cruzamentos da rua Silvio Candello com as ruas Antônio Angelino Rossi e João Narezzi.
Obras em andamento
Alça de retorno no Jardim Morada do Sol – A avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé ganhou um novo retorno, na altura do Jardim Morada do Sol. A obra integra o projeto de revitalização do Parque Ecológico no trecho entre a avenida Ário Barnabé e a rua Antônio Angelino Rossi (Rua 80), e tem previsão de conclusão até o final de novembro. A equipe da Secretaria de Obras e Vias Públicas executa a construção do retorno logo após o Derefim (Departamento de Reabilitação Física e Mental). A obra, que também inclui o recapeamento do trecho nos dois sentidos da via, será entregue em dezembro.
Conclusão da avenida Ary Barnabé – Pavimentação do trecho final da avenida Ary Barnabé, na interligação com a rodovia João Ceccon, onde foi implantada uma rotatória. São 245 metros lineares de pavimentação que é executada em parceria com empreendedor local, por meio de medida mitigadora. O trecho também receberá iluminação LED.
Duplicação de trecho da rodovia Eng. Paulo de Tarso Souza Martins – A duplicação inclui um trecho de 730 metros da rodovia. O início da rua Ademar Von Ah também está em processo de duplicação, em um trecho de 320 metros. A obra é executada em parceria com empreendedor local, por meio de medida mitigadora. No total, serão beneficiados 1.050 metros de via.