Os secretários municipais Carlos Araújo, de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Urbano, e Dr. Licurgo Nunes Costa, de Segurança e Cidadania, estiveram representando o Prefeito de Pedreira, Fábio Polidoro, na 237ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, realizada na terça-feira, 18 de outubro, nas dependências da empresa Motorola, em Jaguariúna.
Coordenada pelo Presidente do Conselho e Prefeito de Jaguariúna Gustavo Reis, e pelo Diretor da AGEMCAMP Benjamim Bill de Souza, durante a reunião foram discutidos importantes temas e projetos para os municípios, como segurança pública, saúde e cidades inteligentes.
Carlos Araújo, Secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Urbanos, informou que o presidente do Instituto Movimento Cidades Inteligentes, Luigi Longo, falou sobre a plataforma Infratech, lançada há dois meses com o objetivo de desenvolver os municípios com foco em inovação, economia, eficiência e transparência. “Recebemos o Certificado de Capacitação no curso Infratech que também será implantado em Pedreira”, destacou o Secretário Carlos Araújo.
O Secretário de Segurança e Cidadania, Dr. Licurgo Nunes Costa, enfatizou que Pedreira assinou convênio com o Governo do Estado, que permitirá o compartilhamento de dados e de importantes tecnologias no combate ao crime, como o Boletim de Ocorrência único e o reconhecimento facial para localizar desaparecidos e prender condenados. “Na ocasião também acompanhamos a palestra do secretário Estadual de Justiça e Cidadania,, que apresentou um balanço das ações de sua pasta, além dos delegados do Deinter, José Ventura e Kleber Altale, que destacam a formalização do Cinturão Eletrônico de Segurança que em breve será instalado, integrando os bancos de dados do Estado, forças policiais e guardas municipais da Região Metropolitana de Campinas”, concluiu.
A Reunião do Conselho de Desenvolvimento também abordou a criação de uma malha regional de atendimento a pacientes em especialidades médicas com objetivo de reduzir as filas de espera e prestar melhor atendimento, além de um plano regional de combate ao câncer, com as participações da Superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp, Elaine Ataíde, e da diretora da DRS 7, Fernanda Vasconcelos.